As mudanças de estações e a hidratação da sua pele
A mudança de estação e a hidratação da sua pele
Por Sonia Corazza
Quanta H2O o corpo tem…
A água corresponde de 40 a 60 % do peso corporal humano, estando distribuída em 65 % a 75 % nos músculos e menos de 25% nas gorduras. Uma pessoa de 50 kgs, possui aproximadamente 25 kgs de água no corpo!!
Deste total, 62% está contida no meio intracelular, entre as células, e 38% nos compartimentos extracelulares, fora das células.
Sabemos que a quantidade de água existente no nosso corpo é mantida constante, este equilíbrio, denominado homeostase, requer a disponibilidade de água e nutrientes e ainda, a participação de vários órgãos e sistemas como rins, pulmão, coração, pele e anexos, sistema nervoso, proteínas e sangue. Perfeito, não? Porém vários fatores podem comprometer este processo equilibrado, tais como energia dietética inadequada, consumo insuficiente de fluidos, aumento da sudorese ou ainda alteração na umidade relativa do ar.
Mudando de estação, ressecamento da pele? Não!
O outono é a estação de mudanças climáticas intensas, com dias mais frescos, vento constante e eventuais períodos de veranico, fatores externos que podem propiciar a maior desidratação da pele. A chegada do inverno, com temperaturas mais baixas e banhos mais quentes e demorados, acaba removendo a camada hidro-lipídica protetora da pele, comprometendo o nível ideal de hidratação, acarretando a piora do ressecamento da pele, principalmente nas extremidades e membros superiores e inferiores do corpo. As mãos costumam ressecar por causa da pequena quantidade de glândulas sebáceas – o que as deixa desidratadas com facilidade, além disso, sofrem com o uso constante de detergentes e de produtos de limpeza. A pele dos pés, apesar de ser mais resistente e espessa que outras áreas do corpo, sofre atritos constantes – caminho certo para o ressecamento e a aspereza.
Os cosméticos protetores da água fundamental
As formulações cosméticas com finalidade hidratante agem de 3 maneiras distintas, podendo impedir a perda de água excessiva da pele, formar uma película protetora de água do ambiente sobre a pele ou fornecer nutrientes que promovam uma reorganização celular.
Vou explicar melhor…
A camada córnea da pele contém aproximadamente de 10 a 20% de água e o seu grau de hidratação decorre do equilíbrio entre a água fornecida ao corpo, por ingestão ou por aplicação direta,e as perdas por evaporação. A película hidrolipídica protetora da superfície da pele, que é uma emulsão formada pelo sebo cutâneo, suor e seus componentes, têm papel importante na retenção da água.
É importante lembrar que a hidratação cosmética deve se limitar aos produtos com ação superficial, sem caráter terapêutico, não penetrando na estrutura celular ou fazendo sinergia com o sistema circulatório. Qualquer ação em profundidade sobre a pele e anexos, com produtos que alteram a estrutura celular, passa ao domínio médico e deve ser visto como medicamento.
Agora você já está ciente da importância de proteger a sua pele, portanto, mãos ao creme!!